abr 08 2010

Discussão acerca do texto: Letramento digital…

Published by at 16:11 under Pedagogia

COSCARELLI, Carla Viana. Alfabetização e letramento digital. IN: COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (org). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005.

Além do ponto de vista da autora, que podemos discutir, também nos foi sugerido uma série de sites que podem ser trabalhados com alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais. Entre nos sites sugeridos e escreva o que vocês acharam dos mesmos. Caso tenham alguma sugestão de site, para contribuir com nossos estudos, escrevam o endereço junto ao comentário.

Valeu e até mais

8 responses so far

8 Responses to “Discussão acerca do texto: Letramento digital…”

  1. Cleonice Starck Hübneron 17 abr 2010 at 17:19

    Estes sites demonstram que é possível ir além do que foi estudado na sala de aula, com a mediação do professor o aluno pode ir além através de pesquisas realizadas sobre assuntos referentes aos estudados em aula. através de sites de jogos pedagógicos estará também exercitando a leitura e a escrita, as quais estão em constante aprendizado, pois nos alfabetizamos à medida que lemos e escrevemos, exercitando cada vez mais e dominando este processo, o qual é contínuo durante toda a vida.
    O professor pode dar uma introdução sobre algum tema e pedir para que os alunos pesquisem sobre ele na internet, pode sugerir alguns sirtes de referência e pedir que busquem outros e depois socializar com os colegas o que descobriram sobre o assunto, estimulando assim a pesquisa e a autonomia em conhecer além, em ser pesquisador e interagirr no processo de construção do conhecimento ativamente. São várias as atividades que podem auxiliar o professor e também os aluno, na internet, tais como: pesquisas, jogos, leituras, histórias, animações dentre outros, cabe ao professor estar atento e indicar os caminhos para que os alunos busquem interagir com este meio de informações e saibam selecionar o melhor conteúdo para a aprendizagem.

  2. Damares Hesson 23 abr 2010 at 13:25

    Conforme nos relata o texto os alunos precisam ser usuários do computador sendo uma nova forma de encontrar materiais didáticos e também fazer outras pesquisas referentes a diversos assuntos por exemplo o email usado por alunos para interagir com os quatro cantos do mundo principalmente enviando emails para os colegas é uma atividade prazerosa que contribui para o letramento digital dos alunos.
    Existem muitos sites interessantes que podem contribuir para inserir os alunos no mundo da informática, os quais podem ser encontrados na internet.
    Os alunos podem ser incentivados a usarem os computadores para se organizarem, por exemplo montando a agenda do dia emails e sites favoritos.
    O computador além de ser uma fonte de informação é um meio de comunicação muito importante principalmente na área da educação como nas demais áreas de conhecimento. Para a informática se tornar uma tecnologia educacional é preciso que os professores se preparam para operar com esse instrumento. Uma vez conquistado esse espaço por professores e alunos a escola se transformará em um lugar mais acessível de aprender, onde haverá troca de informações e construção de saberes.

  3. Cleoniceon 23 abr 2010 at 20:36

    Sugestão para os colegas

    http://www.psicopedagogiabrasil.com.br

  4. RENATA CARLINE DE ALMEIDAon 26 abr 2010 at 22:34

    Lendo o texto sobre Alfabetização e Letramento Digital, e analisando os sites, acredito que a tecnologia se torna uma grande ferramenta aliada para a educação, pois através da pesquisa a criança começa a ter contato com o conteúdo e o mundo que esta inserida de uma forma mais interessante e mais compreensiva do que da forma tradicional. Eu acho que o uso de sites e da própria tecnologia é de grande valia para todos, basta cada um buscar e se aperfeiçoar da melhor maneira possível. Vamos lá, à educação esta cada vez mais exigente, então esta em nossas mãos transforma- la e procurarmos mecanismos que deixam ela mais eficaz e prazerosa.

  5. Elisiane Kurzon 04 maio 2010 at 19:41

    Creio também, que o uso da informática é essencial na escola e que para isso é fundamental a preparação do educador. Mas muito se fala e pouco se faz! Pois me lembro de um período em que as escolas reivindicavam computadores para os seus alunos. Bom, receberam, mas a grande maioria hoje está nas escolas, mas o professor parou no tempo, não procurou se atualizar. É comum vermos professores hoje que muitas vezes nem sabem usar as ferramentas básicas. Creio que para que haja uma real mudança o professor precisa também conhecer um pouco melhor esta ferramenta que como a autora coloca é muito útil no processo de ensino aprendizagem.
    Não consegui acessar os sites sugeridos, apenas um. Mas já havia visto outros semelhantes. A internet hoje nos oferece muitas possibilidades, inclusiva para o planejamento das aulas do professor. Assim ela tem muito a contribuir para o melhoramento da educação.

  6. Cirlani Covarion 17 ago 2010 at 9:51

    A proposta que vem a ser dada no texto reflete a integração da informática em sala de aula porem com planejamento e ordens para obter um bom sucesso.
    O computador pode ser usado de vadias formas para o educar. Aprendendo de forma bonita e animada num universo cultural e digital. A inclusão digital vem de forma para minimizar e exclusão pois ela vem se alastrando rapidamente mas creio que não ira substituir o lapís e a caneta.
    Nós como futuros educadores temos que ver e conhecer esta questão e irmos mos profissionalizando de forma ilimitada, saber e sempre querer saber mais.
    A informática vem para contribuir na alfabetização nas escolas transformando o ser humano mais preparado para a vida cortidiana.
    Aescola é uma iniciação a uma criança para o meio social e um deles é a familiarização do mundo digital.

  7. Camilaon 19 ago 2010 at 12:26

    O texto “Alfabetização e letramento digital” de Carla Viana Coscarelli, apresenta ao leitor a imagem de como o mundo se encontra hoje, e da importancia do uso dos computadores em escolas no que se refere ao aprendizado de crianças e jovens.O computador é reconhecido mundialmente como uma simples máquina que armazena em sua memória todas as noticias no mundo.Tal capacidade facilita a vida das pessoas, principalmente em pesquisas sobre um determinado assunto, o que muitas vezes levaria um certo tempo se fosse pesquisado em livros e outros materiais.Além disso contribui para o desenvolvimento da habilidade, criatividade, raciocinio e imaginação das pessoas.
    Sabe-se que a cada dia que surgi novas descobertas são feitas, e no mercado as mais novas novidades são lançadas,cada vez com maior capacidade e avanço.Talvez por isso, hoje o alerta sobre a necessidade em aprender a manusear esta máquina tão poderosa seja de extrema importância, pois não sabe-se om que irá acontecer no amanhã, talvez esta seja a mais nova e única ferramenta de trabalho que teremos futuramente.No entanto é de significativa importancia o aprender a utilizar esta máquina nos dias de hoje, e isto provavelmente tem que começar nas escolas onde todos podem e tem acesso, evitando então as desigualdades.
    Concerteza daqui pra frente vai ser assim tudo um mistério, e nós como professores e profissionais teremos que aprender a conviver com esta realidade, e quanto ao nosso trabalho teremos que buscar sempre novas atividades para proporcionar aos nossos alunos.

  8. Daianeon 23 ago 2010 at 12:20

    Sabemos que a informática não substituirá o professor, o computador precisa de alguém que saiba utilizá-lo; é preciso saber digitar, saber usar as fontes disponíveis, formatar textos, enfim, tornar-se usuário, não apenas um mero espectador. Utilizá-lo não significa que em todo momento ele precisa se fazer presente como recurso de ensino e aprendizagem. A escola não é mais um espaço de transmissão de saber, mas sim um espaço de construção de conhecimento. Usar a informática como recursos de informação, de comunicação, de organização, de sintetização, como se fosse uma ferramenta indispensável de trabalho, isso sim é importante, interiorizar as diversas linguagens, conhecer as representações, os ícones.

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply

Spam Protection by WP-SpamFree