set 21 2010

Professores criam webquest

Published by at 22:01 under Escola

Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web.

O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.

Dodge a define assim:

“Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet.”

Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos.

A webquest sempre parte de um tema (o Egito Antigo, por exemplo) e propõe uma Tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor.

Essas fontes (também chamadas de recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web.

É comum que a Tarefa exija dos alunos a representação de papéis (faraó, arquiteto, escravo), para promover o contraste de pontos de vista ou a união de esforços em torno de um objetivo. (fonte: wikipédia)

Abaixo um link para os professores conhecerem algumas WebQuest. Encontramos materiais prontos (feito por professores) e ainda podemos criar nossos próprios materiais. Boa pesquisa e bom trabalho.

Webquest Brasil

Webquest Senac SP

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply

Spam Protection by WP-SpamFree