out 20 2010

EFA nas Reduções Jesuíticas

Published by at 5:03 under Ensino Fundamental,Escola

No dia 28 de setembro último a turma 151 realizou uma interessante viagem de estudos à região das Missões, para sistematizar estudos feitos nas aulas de Geografia, História e Ciências. Esta viagem foi acompanhada pelos professores Claudio Rogério Trindade e Vera Lucia Fetter dos Santos.

            O roteiro iniciou em Santo Ângelo, onde os alunos visitaram a Catedral Angelopolitana e o Museu a Céu Aberto proximo a mesma, onde viram ruínas do pátio do colégio, das paredes que sustentaram a antiga igreja, pisos originais, dentre outros, pertencentes à antiga redução jesuítica de Santo Ângelo Custódio. Na visita à Catedral puderam ter uma idéia de como eram as igrejas dos povoados missioneiros. Ainda na mesma cidade puderam observar um rico acervo de diferentes períodos da história local e material arqueológico da antiga redução no Museu Dr. José Olavo Machado.

            A seguir o grupo visitou o sítio arqueológico de São João Batista, onde houve a primeira fundição de ferro da América Latina, no período jesuítico.

            Por fim a turma visitou as ruínas da antiga redução de São Miguel Arcanjo onde puderam ver importantes vestígios do cotiguaçu, cemitério, igreja, escolas, oficinas, pomar, fonte de água, barreiro missioneiro e casas dos guaranis que habitaram este povoado no século XVIII. À noite, puderam assistir ao espetáculo de Som e Luz realizado no local diariamente.

            Este trabalho teve como objetivos, além da observação deste importante legado deixado pelos povos jesuíticos da América nos séculos XVII e XVIII, reconhecer a importância da preservação deste patrimônio histórico da humanidade, incentivar a pesquisa e despertar valores de integração e cooperação no grupo.

Veja algumas fotos da viagem.

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply

Spam Protection by WP-SpamFree