maio 20 2010

Scratch

Published by

Algumas considerações sobre o Scratch:

O que interessa não é o produto final, mas sim o processo: o erro encontrado pode servir como desafio para alcançarmos o desejado. Assim, é permitido que pessoas com habilidades e interesses diferentes possam discutir entre si sobre o erro. A idéia é questionar o porquê da ocorrência do erro, e não deixá-lo de lado e esquecê-lo. Dependendo de como o computador for utilizado, as pessoas ficam contentes em poder usar a sua capacidade para apagar os erros sem deixar vestígios. No caso do logo, é sugerida uma atitude oposta. Os erros são encarados como parte integrante do processo, porque nos impulsionam a compreender o que aconteceu.

            Na maioria das situações educacionais contemporâneas em que crianças são postas em contato com computadores, o computador é usado para fornecer-lhes informações respeitando-se ritmo e características individuais de cada criança, e para prover atividades dentro de um nível apropriado de dificuldade. É o computador programando a criança, mesmo em idade pré-escolar, está no controle – a criança programa o computador. E ao ensinar o computador a “pensar”, a criança embarca numa exploração sobre a maneira como ela própria pensa. Pensar sobre modos de pensar faz a criança tornar-se um epistemólogo, uma experiência que poucos adultos tiveram.  

 

Após a exposição de algumas formas de utilização do Scratch, como você vê as possibilidades de uso no seu componente curricular?

2 responses so far

2 Responses to “Scratch”

  1. Rafael Augusto Pintoon 29 set 2010 at 8:08

    O Scratch é um meio de interagir com o computador, criar novos desenhos, novas formas, um meio de criar jogos, isso é muito bom para melhorar o conhecimento de computação.
    Nossa turma fez vários trabalhos sobre o Scratch e começou a entender melhor o funcionamento e como são criados os jogos online.
    Muito bom o texto. Nota 10

  2. Ricardo Zanatta Kappon 29 set 2010 at 8:21

    Acho muito legal os alunos conhecerem mas sobre diversos programas, aprender e desvendar segredos do computador. O Scratch é um programa onde podemos interagir com o computador de mais maneiras, criando pequenos movimentos de personagens, segundo os comando que você der.
    É muito interessante. Um pequeno programinha onde podemos dar muitos movimentos a personagens desejados.
    Gostei muito.

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply

Spam Protection by WP-SpamFree