fev 26 2010

Vídeos

Published by

O que é um rizoma?

https://youtu.be/2k-wWziPk-g

O Menino da Internet: a História de Aaron Swartz

https://youtu.be/2uj1EeiuK5U

Palestra de Richard Stallman no TEDx Geneva 2014

https://youtu.be/deiZ7v6g0hg


TECNOLOGIAS INTELECTUAIS E MODOS DE CONHECER: NÓS SOMOS O TEXTO

Video Geração Y

Capital Natural: a riqueza está nas relações

http://www.capitalnatural.aiue.com.br/video/51912385

 

Trabalho como constitutivo do Humano

 

24 responses so far

24 Responses to “Vídeos”

  1. Cleonice Starck Hübneron 07 mar 2010 at 21:51

    No vídeo percebemos como as novas tecnologias fazem parte do mundo em que vivemos e muitas vezes nem nos damos conta disso, pois etão acontecendo a todo instante e a cada momento são inovadas, o que esta sendo criado hoje amanhã já está ultrapassado. Nossos alunos estão em contato direto com as mais variadas informações, cabendo aos adultos, orientá-los, quanto as pesquisas e tempo em frente ao computador. Isso mostra a necessidade de estarmos em constante busca, buscando estarmos sempre bem informados e atualizados, para que nossas aulas também sejam atrativas aos alunos, favorecendo a troca e construção de novos conhecimentos.
    O uso das novas tecnologias abrem um campo enorme de informações, o acesso ao conhecimento é ilimitado, quanto mais pesquisamos sobre um determinado assunto, mais respostas surgem, sem contar com a comunicação com outras pessoas até de outros lugares, o que antes era impossível. Os profissionais da educação precisam enxergar essa tecnologia como uma aliada no processo de aprendizagem, orientando o aluno para que serve esse conhecimento.

  2. Maria Carolineon 07 mar 2010 at 22:37

    Achei o vídeo apresentado muito interessante e o vejo sobre dois olhares.No primeiro olhar vejo a tecnologia como algo que nos aproxima de pessoas através de site de relacionamentos,e conversas em tempo real,sendo que sem esses recursos dificilmente teriamos notícias sobre algumas pessoas…e também estamos “conectados”com o mundo inteiro,tendo notícias de tudo que acontece em qualquer lugar,e muitas vezes ao vivo.Através da internet podemos tudo,e podemos aprender muito.Por outro lado,no segundo olhar,o filme nos faz pensar nas inúmeras crianças,jovens e até adultos que deixam de falar com o vizinho por exemplo,para falar com seus amigos virtuais.Algumas pessoas simplesmente esqueceram o mundo real,não mais se olham nos olhos e nem sentam nas rodas de conversa.Os mesmos jovens que passam horas conversando com seus amigos no msn, se ficarem frente a frente com os mesmos,não sabem nem oque dizer..e as crianças ao invés de estarem jogando bola,subindo em árvores ou brincando de “pega-pega”estão em frente ao computador em jogos muitas vezes violentos…E algumas vezes oque seria uma ótima fonte de pesquisa,a internet,acaba se transformando em algo totalmente poluido,pois muitas pessoas não sabem como a usar,não selecionam os conteúdos…

  3. Damares Hesson 08 mar 2010 at 15:29

    Em primeiro lugar podemos mencionar quando estamos longe de nossos amigos agora existe a possibilidade de podermos nos comunicar,que a um tempo atrás todas essas novas tecnologias não existiam.Antigamente as pesquisas eram feitas em livros pois não havia internet, esta abriu muitas oportunidades na área da educação,onde podemos realizar pesquisas, tirar nossas dúvidas e com o conteúdo fazer análises em relação a determinado assunto.
    Muitas vezes os pais saem de casa para trabalhar e pensam que seus filhos estão bem na frente de um computador, mas na verdade estariam melhor na frente da tv quando assistem noticiários porque com a internet eles estão conectados com o mundo inteiro ao mesmo tempo.A responsabilidade dos pais com os filhos é orienta-los no que devem procurar ou nos sites que podem acessar, pois para crianças nem todo sites é apropriado.

  4. adminon 08 mar 2010 at 16:58

    É verdade Damares, os pais precisam orientar e limitar o acesso dos filhos aos meios eletrônicos. Uma boa formação ética ajuda o adolescente a perceber o que é pernicioso ou não. O hipertexto possibilita uma maior interdisciplinaridade, pois podemos saltar de um assunto para outro…

  5. RENATA CARLINE DE ALMEIDAon 08 mar 2010 at 23:46

    Refletir este vídeo é bem interessante, pois o mundo digital esta cada dia evoluindo, onde o mesmo faz parte da geração C, uma geração que o conteúdo esta conectado em tempo real. Desta forma a interação virtual esta presente, pois é uma rede que conecta as pessoas em qualquer lugar e com qualquer pessoa. Por isto, que destaco a importância da presença dos pais, principalmente quando seus filhos estão ligados a tecnologia, em saber o que seus filhos estão acessando e descobrindo. É fundamental esta presença, para no futuro não se queixarem. A tecnologia torna as pessoas mais informadas e isso faz com que elas busquem sempre mais informações e com isso acabam na maioria das vezes de se comunicar com pessoas mais próximas, de trocarem ideas, pois a comunicação para eles não precisa ser física e sempre buscam o mais fácil para eles.
    Contudo, nós futuras educadoras necessitamos estarmos sempre se atualizando e buscando novas maneiras para enfrentarmos os desafios que a modernidade nos proporciona, ou seja, não podemos parar. Devemos usar esse recurso que é a tecnologia como uma forma de melhorarmos nossas práticas pedagógicas.

  6. Vanessa Justenon 09 mar 2010 at 18:29

    Bom, eu achei o video muito legal, pois mostra bem a realidade que vivemos hoje. Coloca nos a frente de uma grande e complicada pergunta: ATE QUE PONTO ESSAS TECNOLOGIAS BENEFICIAM “NOSSOS FILHOS”???? pois tudo que nos rodeia tem seu lado bom e ruim, como vamos explicar para ” nossos filhos ” que nem tudo o que esta ali (computador, televisão…) é benefico, e que não é só por meio disso que podemos nos comunicar!!!! Logicamento que vivemos em pais onde estamos constantemente em busca de conhecimento, e tudo o que queremos esta ali na nossa frente, so temos que saber utilizar adequadamente, e para “nossos filhos” somente impor limites, pois com limites saberao tirar tudo o que a de bom nessas tecnologias, que não param de crescer.

  7. FERNANDA C SAUGOon 10 mar 2010 at 15:08

    Em relação ao video, pude perceber o quanto estamos entranhados na tecnologia,pois hoje as pessoas tenham informações em tempo real, pessoas que estão a km de distância podemos nos comunicar, o CONHECIMENTO que nos permite, no caso a internet.Nossa vida hoje depende muito da eletrônica , vivemos em um mundo totalmente comandado pela tecnologia.De fato é um assunto polemico.Mas se soubermos usar com moderação, não vejo mal algum. BEIJOS

  8. Keli Dutra de Oliveiraon 11 mar 2010 at 17:16

    O vídeo nos mostra o quanto as novas tecnologias têm proporcionado facilidade de comunicação e também conforto a todos nós. Podemos nos comunicar com qualquer pessoa, a grandes distâncias, bem como fazer compras e trabalhar.
    Com toda nossa capacidade humana para o avanço tecnológico, devemos entender que a tecnologia, como ocorre com tudo em nossa vida, pode ser usada tanto construtiva quanto destrutivamente, por isso precisamos estar alerta à todos esses avanços. Muitas vezes estamos mais tempo em frente ao computador, que com nossa própria família.
    Nós, como profissionais da educação precisamos enxergar essa tecnologia como uma aliada no processo de aprendizagem, usando este instrumento para beneficiar o aprendizado dos alunos, já que estes estão em contato direto com os mais diversos meios tecnológicos.

  9. Simone Habelon 12 mar 2010 at 8:08

    Em relação ao vídeo, percebemos que a tecnologia está em todas as partes, e muito presente no nosso dia a dia, pois as informções chegam até nós em tempo real, a inovação já faz parte do nosso cotidiano, basta sabermos como utilizá-la. Por isso é necessário um cuidado especial com as crianças e adolescentes, os pais precisam acompanhar o seu acesso a essa ferramenta, pois precisam estar bem orientados do que é importante acessar e o que não.
    Acredito que para nós futuras professoras essa ferramenta tem como e deve nos auxiliar a trazer inovações para nossas aulas e torná-las mais interessantes e construtivas, pois a tecnologia faz parte da nossa vida.

  10. Sandra Micheli Chagas Greffon 12 mar 2010 at 11:09

    O vídeo nos coloca a grande facilidade de encontrarmos as tecnologias, que ela faz parte de nossa vida e cada vez estará mais presente. Mas a questão é, se nós sabemos fazer bom uso delas, acho que as tecnologias são muito boas e facilitam a vida das pessoas, mas cabe a cada um saber utiliza-la corretamente para obter informações, noticias e se comunicar com pessoas distantes. A tecnologia aproxima as pessoas, por isso sou a favor do uso da tecnologia saudável, que ela colabore e seja utilizada pelas pessoas por motivos de bem, para o melhor bem-estar das pessoas.

  11. adminon 12 mar 2010 at 11:47

    Sim Keli, você tem razão. Nós profissionais da educação precisamos enxergar as tecnologias como aliadas no processo de aprendizagem. AS tecnologias mudam toda uma forma de agir, muda a cultura. Então, como podemos interpretar o uso que as crianças fazem da tecnologia? Será que seu comportamento aparentemente caótico de zapear de um canal para outro e de navegar na internet é perda de tempo? Assistir televisão e jogar no computador pode ser util? Enfim, são questões que todos nós estudantes de pedagogia devemos pensar… Levanto essa questão para [email protected] e sugiro a leitura do capitulo 2 do livro: Homo Zappiens: educando na era digital.

  12. Francieli dos Santoson 12 mar 2010 at 12:00

    A tecnologia está cada vez mais avançada, a internet, os ipods, cameras digitais, mp11, mp12, cada tempo é criado um novo e mais moderno tipo de celular, ou novo programa mais inovado na internet, uma digital menos e mais qualificada.
    É uma maneira de estar sempre conectado com as pessoas e com o mundo todo, isso se chama globalização.

  13. Maria Alice Brandãoon 12 mar 2010 at 13:10

    O vídeo nos apresenta a nova realidade que estamos vivendo: o mundo a um clic de distância. Bastam alguns clics para sabermos o que acontece do outro lado do mundo, e também o que acontece do outro lado de nossa rua, conectando-nos através de ferramentas de conversas online com nossos vizinhos. A comunicação com as pessoas nunca esteve tão próxima, e ao mesmo tempo, tão distante. Ao passo que passamos a estar conectados, nos desconectamos, um pouco, de nosso convívio social e pessoal. Mantendo contato com o mundo através de várias redes de relacionamentos, perdemos o contato mais direto e pessoal. O vídeo me fez pensar; como conciliar as duas conexões? A virtual e a pessoal? Como podemos estabelecer uma maneira de do mesmo modo de estarmos conectados á internet, possamos ao mesmo tempo estar, de fato, conectados com as pessoas, mais pessoalmente? Exemplo: Ao invés de conversar com estranhos a noite inteira em uma sala de bate papo, em seu quarto no computador, um jovem poderia socializar com seus pais, que estão na sala de estar de sua casa. Como fazer acontecer as duas socializações? E o mais importante, como fazer acontecer, com mais frequência, a socialização entre pais e filhos? Como evitar que a tecnologia roube um tempo, mesmo que pequeno, essencial de convivío e conversas entre pais e filhos?

  14. Chavélli Sartoron 12 mar 2010 at 13:42

    O vídeo mostra o quanto que a tecnologia faz parte do mundo das pessoas e como este ramo está crescendo a cada dia, mudando o nosso cotidiano e nos mostrando novos caminhos. Caminhos estes, que a escola precisa encontrar. Como discutido em aula, a escola preocupada somente com a transmissão de informações não supre as expectativas dos alunos. Com a tecnologia em alta, nossos educandos encontram informações em todos os lugares. Ficamos sabendo de notícias do Brasil e do mundo em tempo real sem nem precisar sair de casa. É por isso que a escola precisa de uma metodologia que preencha essas expectativas. E o principal ator nesse caso é o professor. Concordo com a colega Keli quando diz que nós professores precisamos utilizar as tecnologias como aliadas no processo de aprendizagem, sabendo usufuir do que elas trazem de bom.
    Da mesma forma, acredito na “tecnologia saudável” como colocou a colega Sandra. Realmente, o uso da tecnologia precisa ser aproveitada de forma construtiva visando sempre o bem. Principalmente os pais mas também professores, precisam colocar limites quanto ao uso. Pois, da mesma forma que a tecnologia nos aproxima de pessoas que estão a quilomêtros de distância, ela nos afasta muitas vezes de amigos, vizinhos, família, pessoas que estão perto de nós. E isso não podemos permitir que aconteça.

  15. TALITA BERGMANNon 13 mar 2010 at 11:32

    Esse vídeo é muito interessante pois temos uma visão de como os meios tecnológicos estão envolvidos em nossa vida e o quanto precisamos deles nos dias de hoje, sendo q a cada momento são aparfeiçoados ou inovados, e nós como profissionais precisamos estar presentes e em constante aprendizagem para levarmos essa bagagem a nossos alunos que demostram estar cada vez mais informados e ligados a esse mundo de invençoes.

  16. Francielli Benettion 19 mar 2010 at 16:21

    O vídeo nos faz ver que viviemos num mundo rodeados de tecnologia, e nos faz pensar como é importante a tecnologia nos dias de hoje, ela nos traz benefícios nunca antes imaginados que nos facilitam na execução de tarefas, por mais simples que sejam, porém devemos para e pensar o que estamos deixando de fazer e viver por causa dessa tecnologia? Vale a pena pensar…

  17. Michele Ruppenthalon 06 abr 2010 at 10:53

    o vídeo nos mostra que, temos o mundo todo ao nosso alcance, só basta dar alguns clics. O que, por um lado é ótimo, de outro, não é tão bom assim. Podemos ter um campo muito maior de pesquisa, por exemplo, em muito menos tempo, ver/falar com pessoas do outro lado do mundo; coisas que agilizam e deixam o nosso dia- a- dia muito menos corrido. Entretanto, quanto mais tempo passarmos em frente ao computador, menos tempo temos com nossa família e amigos, dando pouca relevância a isso.
    o vídeo é ótimo.. e seria muito bom se, muitos pais tivessem a oportunidade de vê- lo também. E com certeza, o pensamento de que ” meu filho esta seguro na frente do computador” mudaria. Visto que, muitos destes tem uma visão equivocada da tecnologias digitais, de modo que, nem tudo é um mar de rosas. Temos a obrigação de dizer aos nossos filhos, alunos… o que é bom e o que é ruim, de mostrar a eles o caminho mais correto, dar limites.

  18. Cirlani Covarion 04 ago 2010 at 10:57

    O video relata a vida cortidiana de um jovem que vive totalmente num mundo digital e vejo isto como possibilidade para poucos. Podemos ver através do mesmo que desde muito pequeno sempre teve contato com a tecnologia seu convivio social provavelmente é a base dela. O meio virtual é algo infinito que muda a cada instante, sempre tem alguma coisa nova sendo lançado e com isto vejo o quanto somos despreparados para isto que vem batendo na nossa porta.
    A tenolagia é algo bom mas de dificil acesso.

  19. DAIANE SEIBELon 09 ago 2010 at 0:39

    O vídeo mostra a realidade que vivemos, cada vez mais e mais uma cachoeira de informações através de uma demanda cada vez maior de novas tecnologias. Quem não acompanhar essa globalização de informações estará desatualizado e o pior de tudo é que isso incapacita o homem de pensar, o torna escravo da própria modernidade. Há muitas informações, porém pouco conhecimento e entendimento sobre o que realmente é essencial e necessário para nossas vidas. Percebo que hoje o consumismo mediante o capitalismo é quem rege a sociedade, o mundo não para. E onde fica a escola nesse contexto? Que tipo de sujeitos enquanto educadores queremos formar? Mas antes de fazer esta pergunta nos cabe indagar que tipo de alunos temos e com que ferramentas os conquistaremos? Os meios tecnológicos podem ser nossos rivais assim como nossos aliados, resta-nos esta decisão.

  20. Maira Rahmeieron 09 ago 2010 at 16:54

    O video nos mostra a realidade em que estamos vivendo e que a tecnologia é muito importante em nossas vidas, pois sem ela hoje não saberiamos viver. A tecnologia avança muito rapido e para acompanharmos está sendo didficil, nem todos conseguem ter acesso diario à ela. Mas o video nos coloca a pensar, como educadores e pais que devemos entender que a tecnolgia é muito bom quando usada de forma que vai beneficiar os alunos e para isto devemos instruí-los.

  21. Laison 09 ago 2010 at 17:45

    Bom, penso que este vídeo nos proporciona a oportunidade de refletir sobre um tema bem atual, que são as constantes evoluções téconologicas. O que presisamos ter em vista é o fato de que isto tem seu lado bom e seu lado ruim. O lado bom é o fato de que podemos nos comunicar com mais facilidade e rapidez, assim como temos acesso a vários assuntos importantes e que fazem parte do nosso dia a dia. O lado ruim é porque por exemplo a internet, dá a oportunidade aos sacanas de armarem furtos, assaltos e outros crimes semelhantes, assim como tem também acesso fácil a pornografia que na maioria das vezes é muito problemática. O que nos resta fazer é saber e ensinar os limites destes bens, tanto para os nossos filhos quanto para os nossos futuros alunos.

  22. chana edlinger cerettaon 12 ago 2010 at 15:18

    O vídeo nos mostra que temos o mundo a nosso alcance e que a tecnologia e cada vez mais um bem necessário e meio engrato,pois ainda temos pessoas que não tem esse ascesso. A internet e um bem necessário mas também perígoso pois não sabemos por que caminhos nossos filhos estão cruzando há muitos vigaristas prontos para iludir nossos filhos e a nós mesmos.Um de meus medos e que os livros fiquem no esquecimento pois o mundo virtual nos oferece resumos prontos, pesquisas prontas onde basta apenas um click e tudo esta ao nosso alcance.

  23. geisaon 13 ago 2010 at 17:54

    A tecnologia é um instrumento pedagógico inovador. O vídeo nos mostra que os alunos estão cada vez mais conectados ao mundo virtual e se interessam profundamente por estas tecnologias por serem desafiadoras. Com o uso da informática na educação e escola se moderniza e oportuniza a inclusão, estudos estão mostrando que alunos que geralmente não participam das aulas presenciais se sobressaem nos trabalhos de dialogo on line, pois se sentem mais a vontade para opinar e discutir sobre os temas em questão. A atualização por parte do educador é fundamental para que a educação cumpra com seu papel ajudando o aluno na construção de novas aprendizagens conhecimentos, socialização, promoção do dialogo e da reflexão. Concordo ainda com as preocupações manifestadas por algumas colegas no sentido de que precisamos conhecer para orientar pois, tanto pais quanto professores estão sempre zelando pela segurança dos alunos.

  24. Marlucion 15 ago 2010 at 17:26

    Este vídeo é uma ótima demonstração de que a modernidade ou as novas tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia, principalmente quando se fala em tecnologia e educação. A tecnologia na educação requer um olhar mais abrangente, onde possa ser dada de maneira interdisciplinar dentro de uma amplitude de possibilidades, nós educadoras precisamos estar preparadas para tal transformação, já que cada vez mais nossa demanda de sala de aula serão crianças com grande conhecimento nesta area.

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply

Spam Protection by WP-SpamFree